Podemos dizer de maneira bem simplificada que as articulações são as estruturas onde dois ou mais ossos se unem, seja diretamente ou por meio de fortes cordas fibrosas chamadas ligamentos. O esqueleto tem movimento graças a suas articulações e aos músculos que a movimentam. A maioria das articulações, como joelho, são articulações sinoviais. Eles são caracterizados pela mobilidade, versatilidade e lubrificação (o liquido chamado sinóvia). 

Os músculos serem estimulados pelo sistema nervoso, ao se contraírem, realizam o movimento desejado. Quando eles trabalham como um todo, os ossos, músculos e articulações, juntamente com os tendões, ligamentos e cartilagens constituem um grande sistema que governa toda a atividade motora do corpo e permite-nos realizar nossas atividades físicas diárias, nos dando a liberdade de ir e vir conforme necessário.

As articulações podem ser classificadas conforme suas características de movimento. Assim como há móveis, semi-móveis e articulações fixas, há também um grupo de articulações que são hipermóveis.

Hipermobilidade

Essas articulações são menos comuns, mas são facilmente reconhecíveis, especialmente em crianças e adultos que não perderam a flexibilidade das suas articulações. Os cotovelos, punhos, dedos e joelhos podem, em certos indivíduos, ter uma escala de movimento maior do que o normal. Para as pessoas com articulações hipermóveis esta faixa extra de movimento pode ser realizada sem dificuldade ou risco de deslocamento.

Para auxiliar na restauração das células e articulação, aumentar a densidade e elasticidade, existe um suplemento ideal, composto somente de produtos naturais, como colágeno e magnésio. Além de todos benefícios, o Preço do Flexx Mais é super acessível, sendo disponibilizado em diferentes kits.

Hipermobilidade articular

Móveis:

Estes são também chamados diarthroses, são as articulações com a maior amplitude de movimento. As extremidades dos ossos unidos estão estruturadas de maneiras diferentes que facilitam o seu movimento em relação ao outro, garantindo a estabilidade da articulação. A maioria das articulações do corpo são deste tipo. Exemplo: quadril, joelho e ombro.

Semi – Móveis:

Também conhecido como amphiarthroses. As superfícies dos ossos que fazem contato têm tecido cartilaginoso. Um exemplo é o das articulações vertebrais: eles têm pouco movimento individual, mas como um todo têm ampla flexão, extensão e rotação.

Fixo

Também conhecido como synarthroses. A maioria das articulações fixas são encontrados no crânio e não têm tanto movimento, pois sua principal função é proteger os órgãos internos. Eles estão conectados por um crescimento ósseo ou fibro-cartilagem e são extremamente rígidos e muito resistente.

Ruído

Uma característica das articulações é que elas podem fazer um som, como o que faz quando as uma pessoa estala os dedos. Isso ocorre porque há um lançamento explosivas de gás (gás carbonico CO2) graças a súbida diminuição da pressão que ocorre dentro da articulação, e o fluido absorve esse gás, fazendo o barulho.